|     Contacte-nos     |     

LINGUAMÓN - Casa de les Llengües

Línguas do mundo

Inici > Línguas > Curdo

Print   Email   Curdo

Kurdî / کوردی / К'yрди

É falada em ...

Arménia: zona ocidental.

Azerbaijão

Geórgia: cidades de Tbilissi e Rustavi.

Irão: zona ocidental e nordeste.

Iraque: norte e nordeste.

Síria: diversas regiões no norte do país, ao longo da fronteira com a Turquia.

Turquia: zona sudeste e diversos enclaves linguísticos na região da Anatólia Central.

Número de falantes (aprox.)

Número total: entre 25 e 32 milhões (dados aproximados entre 2002 e 2007)

Arménia: menos de 45.000
Azerbaijão: 150.000
Geórgia: 60.000
Irão: entre 5,5 e 6 milhões
Iraque: entre 4 e 6 milhões
Síria: entre 1 e 2 milhões
Turquia: entre 14 e 18 milhões.

Estatuto legal

Língua oficial no Iraque.

Reconhecimento legal na Arménia.

Protecção genérica na Geórgia e no Azerbaijão.

Sem reconhecimento no Irão, na Turquia e na Síria.

Fonte

Elaborado por CIEMEN.

Comentário

O curdo é a língua falada pelo povo homónimo, originário do Curdistão, um país do Médio Oriente distribuído por vários estados. O povo curdo tem vivido naquela zona da Ásia pelo menos desde o primeiro milénio antes de Cristo. Na sua origem, a língua, de origem indo-europeia, absorveu influências do antigo idioma dos hurritas e também do aramaico.

Ao longo da história, a língua curda tem desenvolvido uma considerável diversidade interna. Actualmente divide-se em três dialectos principais, que alguns linguistas consideram línguas independentes:
1. kurmanji setentrional ou curdo setentrional: falado na Turquia, na Síria, no norte do Curdistão do Irão, no oeste do Curdistão do Iraque e no Cáucaso. É o único dialecto falado nos quatro Estados em que se encontra dividido o Curdistão. É a variante do curdo mais arcaica e que costuma ser escrita em alfabeto latino;
2. sorani ou curdo central: falado no Curdistão do Iraque e numa parte do Curdistão do Irão. Costuma ser escrito em alfabeto árabe;
3. gorani: falado no sul do Curdistão do Irão e no leste do Curdistão do Iraque.

O falar conhecido pelo nome de zazaki, utilizado no oeste do Curdistão da Turquia, está relacionado com o gorani, segundo muitos linguistas. Os estudos mais recentes concluem que o zazaki é uma língua diferente do curdo, embora tradicionalmente o primeiro fosse considerado um dialecto do segundo.

A única zona do Curdistão onde a língua curda é oficial é a que se encontra dentro das fronteiras do Estado iraquiano. O curdo foi reconhecido como língua oficial do Iraque no ano 2005. O governo regional curdo do Iraque utiliza-o no sistema educativo, tanto na sua variante kurmanji como na sorani.

Nas repúblicas do Cáucaso, o curdo pode ser ensinado nas escolas das zonas em que se concentra a minoria curda. No Azerbaijão, os curdos na diáspora viveram no Karabakh até à década de 1990 mas, depois da guerra entre arménios e azeris, foram expulsos do seu território tradicional. Recentemente, muitos yazidis da Arménia falantes de curdo instalaram-se no território de Krasnodar, no Cáucaso da Rússia.

Na Turquia, o curdo ainda é confrontado com restrições importantes. A língua não é ensinada na escola pública e as emissões em língua curda na televisão e na rádio, apesar de permitidas, são muito limitadas em termos de duração e de características.

O curdo também não pode ser ensinado nas escolas do Curdistão da Síria, enquanto no Irão as condições variam de uma determinada época para outra.

A diáspora curda soma diversos milhões de pessoas que vivem na Europa, no Médio Oriente e na América do Norte. Dois dos grupos curdos mais antigos são os do Afeganistão (século XVI; actualmente 200.000 indivíduos) e o do Khorasan (nordeste do Irão, século XVII; 700.000 indivíduos). Mais recentes são as comunidades curdas do Líbano (80.000 pessoas), da Europa (especialmente Alemanha — entre 500.000 e 800.000 pessoas — e França — entre 100.000 e 120.000) e da América do Norte (entre 20.000 e 25.000 pessoas).

Sistema de numeração

Sentido da escrita

Alfabeto

Classificação

  • Família:
    Indo-europeia
  • Ramo:
    Indo-iraniano
  • Grupo:
    Iraniano (subgr: ocidental)

Localização

  • Continente:
    Europa
  • Países:
    Turquia, Geórgia, Síria, Iraque, Turquemenistão, Arménia, Azerbaijão, Irão
Generalitat de Catalunya
Casa de les Llengües ©